Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

APRENDER, ENSINAR E APRENDER

Há uma tendência a responsabilizar o professor pelo fracasso escolar

Os alunos (as) não são uma 'tábula rasa' como defendia Aristóteles, muito menos o professor é depositário de conhecimento (educação bancária) como criticou Paulo Freire. O processo de aprendizagem se dá na interação com o meio ambiente, com os estímulos que movem internamente cada um e com as possibilidades de acesso às diversas formas de conhecimento. Desta forma, a boa educação depende de um conjunto de ações, desejos, expectativas e, porque não dizer, nos conflitos internos que mobilizam o sujeito e a sociedade a crescerem.
Isso envolve toda comunidade escolar (aluno, gestão, família, pessoal de apoio) e a estrutura da própria escola, ou qualquer outro ambiente que se proponha a isto. Como disse Miguel Arroyo: "é preciso colocar o dedo na ferida", ou seja, não basta 'tapar o sol com a peneira' ou 'colocar balde em goteira'. Além de culpabilizar vítimas, como estudantes e professores. Mudança estrutural de tudo que está posto aí.