Powered By Blogger

domingo, 14 de setembro de 2014

Sofrer na Pele o Analfabetismo da Alma

Mesmo com tanto acesso à informação; com a diversidade tão evidenciada em tempos de globalização; de acesso a outras culturas; de respeito ao limite e, a valorização do potencial de cada um, a sociedade ainda é carregada de preconceito. 

"Preconceito é uma postura ou idéia preconcebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade.[...] O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência, uma vez que é baseado unicamente nas aparências e na empatia." (TIAGO DANTAS)

Muitas vezes a violência simbólica é tão nociva quanto a violência física, as pessoas que sofrem na pele precisam lidar todo tempo com a dor de ser discriminada. O preconceito racial, social e sexual tendem a ser os mais violentos. 

As pessoas com deficiência também são vítimas frequentes, a impressão que temos é que há uma projeção do não querer ser, assim criam-se distanciamentos, ou a consideração de que tudo delas ou para elas é menor, que tem menos importância ou significância. É o desconhecimento de outras formas de expressão, fruto da dominação na cultura, nas artes e na mídia, que supervalorizam um padrão determinado por uma sociedade que é/foi colonizada. 

Só a ignorância pode levar qualquer pessoa a se sentir melhor que a outra, mesmo sendo uma atitude construída socialmente, parece que a criação de habitus fica arraigada na alma e, severamente, pulsam atitudes e palavras, que demonstram a necessidade de se sentir superior ao outro. 

É dificil entender porque algumas pessoas que sofrem preconceito também podem praticá-lo. Só mesmo a falta de percepção de si próprio, de noção e domínio sobre os próprios sentimentos/pensamentos podem levar a esse tipo de prática. "É o analfabetismo da alma"

Os graus de discriminação variam desde uma 'sutil brincadeira', até o extermínio violento do que é apenas diferente. 

Não se trata de criar atitudes politicamente corretas, trata-se de reconhecer o outro como único, com limites e potencialidades comuns a todos. 

Engana-se quem acha que não há preconceito em nosso país, isto é uma grande falácia!! Ele está aqui, nas postagens das redes sociais, nas novelas, nos anúncios publicitários, nas notícias dos jornais, na pele de quem sofre.


BASTA DE PERVERSIDADE!


BASTA DE PRECONCEITO!