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quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Holos Dance


Holos Dance
Profª Ms. Soyane Vargas


Holos Dance é um método de ensino da dança e expressão corporal organizado pela Professora Mestre Soyane Vargas, que combina diversos estilos de dança, atividades rítmicas e expressivas, juntamente com técnicas de meditação, conscientização corporal e relaxamento.

A principal característica é uma abordagem holística nas aulas de dança e expressão corporal, que tem como objetivo promover o autoconhecimento, a interação do corpo no espaço e com outros corpos, com dinâmicas que possibilitam grande sensação de prazer e bem estar do praticante. Direcionado a pessoas com e sem deficiência de todas as idades.
 
A abordagem holística tem como fundamento a visão do corpo com um todo, que se contrapõe a dicotomia cartesiana Corpo/Mente. Nesse contexto, entendemos que a combinação de movimento corporal, práticas de conscientização, relaxamento e meditação pode possibilitar maior sensação de prazer, bem estar, aprimorar a aptidão física e a expressão corporal.

“O termo ‘holístico’ do grego ‘holos’, ‘totalidade’, refere-se a uma compreensão da realidade em função de totalidades integradas cujas propriedades não podem ser reduzidas a unidades menores.”  (CAPRA, 1982)



O corpo que dança e se expressa também convida o pensamento a dançar, mas em sua imanência não dissociado corpo/mente, mas um corpo carreado de significados e subjetivação, em sua relação com o tempo e seus paradoxos (Moehlecke, Fonseca, 2005). Nessa base se constrói nosso método de trabalho, onde a dança é possível de ser vivenciada por todos, onde a técnica está a favor do movimento.


O corpo que dança respeita a técnica como uma forma de superá-la, na construção de novas técnicas, em um constante devir, para reconstrução de um novo corpo.” (VARGAS, 2011)



Método de aula: 




             O Holos Dance não pretende ser um método fechado, ao contrário, poderá ser trabalhado de acordo com a experiência de cada profissional e o anseio de cada turma.

            Por isso é fundamental conhecer o aluno, ou seja, saber de suas experiências anteriores com dança e expressão corporal, seus gostos e expectativas.

          Nosso grande desafio é a construção didática de uma aula sob 3 eixos, que irá exigir muita criatividade e planejamento das aulas.


1-      Preparação para a atividade: 10-15min
Conversar sobre o que será realizado naquela aula (estilo de dança)
Trabalho respiratório e de concentração (relaxamento inicial)
Elevação dos níveis metabólicos (aquecimento)


2-      Prática da dança –  20-30min
O nível ideal de esforço nessa etapa  deverá se pautar em uma  intensidade de moderada a forte, predominantemente, mas deverá ser levado em consideração a  turma que estiver praticando é claro.
Além de desenvolver técnicas em que os alunos com maior e menor habilidade sejam capazes de acompanhar a aula, para que não seja desmotivante nem para um nem para o outro. Criando dentro de uma mesma sequência de movimentos mais simples e mais complexos.



3- Retorno ao Steady State -10-15min

            Diminuição da intensidade da aula que poderá ser a repetição da coreografia com música bem mais lenta.
            Depois disso, dinamizar uma atividade que tenha como principal objetivo o aprimoramento da conscientização corporal.
            E, necessariamente, terminar a aula como um relaxamento “total”, soltura total do corpo e respiração bem suave, músicas lentas de preferência clássicas. 

soya@oi.com.br


Nessas fotos alun@s e professor@s 
Minhas fontes de inspiração,