Holos Dance
Profª Ms. Soyane Vargas
Holos Dance é um método de ensino da dança e expressão corporal organizado
pela Professora Mestre Soyane Vargas, que combina diversos estilos de dança, atividades rítmicas e expressivas,
juntamente com técnicas de meditação, conscientização corporal e relaxamento.
A principal característica é uma abordagem holística nas
aulas de dança e expressão corporal, que tem como objetivo promover o autoconhecimento, a interação do corpo no espaço e com outros corpos, com dinâmicas que possibilitam grande sensação de prazer e bem estar
do praticante. Direcionado a pessoas com e sem deficiência de todas as idades.
A abordagem holística
tem como fundamento a visão do corpo com um todo, que se contrapõe a dicotomia
cartesiana Corpo/Mente. Nesse contexto, entendemos que a combinação de
movimento corporal, práticas de conscientização, relaxamento e
meditação pode possibilitar maior sensação de prazer,
bem estar, aprimorar a aptidão física e a expressão corporal.
“O
termo ‘holístico’ do grego ‘holos’, ‘totalidade’, refere-se a uma compreensão
da realidade em função de totalidades integradas cujas propriedades não podem
ser reduzidas a unidades menores.”
(CAPRA, 1982)
O corpo que dança e se expressa também convida o pensamento a dançar, mas em sua imanência não dissociado corpo/mente, mas um corpo carreado de significados e subjetivação, em sua relação com o tempo e seus paradoxos (Moehlecke, Fonseca, 2005). Nessa base se constrói nosso método de trabalho, onde a dança é possível de ser vivenciada por todos, onde a técnica está a favor do movimento.
“O corpo que dança respeita a
técnica como uma forma de superá-la, na construção de novas técnicas, em um
constante devir, para reconstrução de um novo corpo.” (VARGAS, 2011)
Método de aula:
O Holos Dance não pretende ser um método fechado, ao contrário, poderá ser trabalhado de acordo com a experiência de cada profissional e o anseio de cada turma.
Por isso é fundamental conhecer o aluno, ou seja, saber de suas experiências anteriores com dança e expressão corporal, seus gostos e expectativas.
Nosso grande desafio é a construção didática de uma aula sob 3 eixos, que irá exigir muita criatividade e planejamento das aulas.
1- Preparação para a atividade: 10-15min
Conversar sobre o que será realizado naquela aula (estilo de dança)
Trabalho respiratório e de concentração (relaxamento inicial)
Elevação dos níveis metabólicos (aquecimento)
2- Prática da dança – 20-30min
O nível ideal de esforço nessa etapa deverá se pautar em uma intensidade de moderada a forte, predominantemente, mas deverá ser levado em consideração a turma que estiver praticando é claro.
Além de desenvolver técnicas em que os alunos com maior e menor habilidade sejam capazes de acompanhar a aula, para que não seja desmotivante nem para um nem para o outro. Criando dentro de uma mesma sequência de movimentos mais simples e mais complexos.
3- Retorno ao Steady State -10-15min
Diminuição da intensidade da aula que poderá ser a repetição da coreografia com música bem mais lenta.
Depois disso, dinamizar uma atividade que tenha como principal objetivo o aprimoramento da conscientização corporal.
E, necessariamente, terminar a aula como um relaxamento “total”, soltura total do corpo e respiração bem suave, músicas lentas de preferência clássicas.
pq vc não me aceitou no orkut titia ?bjs de xoconati. laryssa. sou amiguinha da monique.
ResponderExcluirOi Larissa somos amigas no orkut sim... Vc não é a Larissa Martins? Então somos amigas... verifique em seu orkut... bjos e obrigada pelo carinho
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