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domingo, 16 de outubro de 2011

domingo, 9 de outubro de 2011


"Liberdade, essa palavra
Que o sonho humano alimenta
Que não há ninguém que explique
E ninguém que não entenda"
Cecília Meireles


quarta-feira, 28 de setembro de 2011


EXECELENTE OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DE UM CURSO DE QUALIDADE EM DANÇA EM CADEIRA DE RODAS, COM ENFOQUE NA DANÇA ESPORTIVA.
FORMA COMPETITIVA DA DANÇA EM CADEIRA DE RODAS.
NÃO PERCAM!!!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Importante conquista das pessoas com deficiência

Reportagem da revista Incluir:

"Dilma sanciona lei que permite trabalho para pessoas com deficiência que recebem benefício do INSS

Pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) poderão tentar o mercado de trabalho sem perder o benefício. A presidenta Dilma Rousseff sancionou, nesta quinta-feira (1º), conforme publicado no Diário Oficial da União, projeto de lei que altera a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), muda a definição conceitual de pessoa com deficiência e amplia a possibilidade de inclusão profissional desse público.
Antes, a pessoa com deficiência perdia o benefício caso tivesse atividade remunerada, inclusive como microempreendedor individual. A partir de agora, o beneficiário pode ingressar no mercado de trabalho e ter o benefício suspenso temporariamente. Se nesse período o beneficiário não conseguir se manter no trabalho ou não adquirir o direito a outro benefício previdenciário, ele retorna ao BPC sem precisar passar pelo processo de requerimento ou de avaliação da deficiência e do grau de impedimento pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O período de suspensão não é determinado pela lei, mas o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), responsável pela gestão do BPC, proporá ao Legislativo que seja de dois anos. Embora operacionalizado pelo INSS, o BPC não é pensão vitalícia nem aposentadoria. Os beneficiários passam por revisão do INSS a cada dois anos.
Aprendiz - Outra alteração na lei permite que pessoas com deficiência contratadas na condição de aprendizes continuem recebendo o BPC junto com a remuneração salarial durante o período do contrato. "Conforme a lei trabalhista, o contrato de aprendiz é para quem tem entre 16 e 24 anos, está vinculado ao ensino e é remunerado por hora de trabalho. No caso da pessoa com deficiência, não há limitação de idade", explica a diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do MDS Maria José de Freitas.
A lei também define que pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo (pelo menos de dois anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Os impedimentos podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais.
O BPC é um benefício mensal no valor de um salário mínimo concedido ao idoso, com 65 anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, que comprovem não possuir meios para se manter ou cuja família não tenha recursos para mantê-los. Em ambos os casos, é necessário que a renda bruta familiar per capita seja inferior a um quarto do salário mínimo por mês.
O benefício é gerido pelo MDS e operacionalizado pelo INSS. O recurso para pagamento do BPC sai do Fundo Nacional de Assistência Social. A previsão orçamentária para este ano é de R$ 23,1 bilhões. São 3,5 milhões de beneficiários em todo o País, dos quais 1,8 milhão de pessoas com deficiência.
Projeto piloto - Em parceria com a Federação Nacional das Associações para Valorização de Pessoas com Deficiência (Fenapave) e os ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, o MDS realiza projeto piloto do BPC Trabalho em dez cidades, com o objetivo de promover a inserção de pessoas com deficiência, entre 16 e 45 anos, no mercado de trabalho.
O BPC Trabalho prevê visitas domiciliares, diagnóstico social e encaminhamento aos serviços da assistência social. Com apoio das entidades socioassistenciais, os beneficiários são avaliados quanto ao potencial de trabalho e suas demandas, identificadas para inserção profissional. 
Postado:05/09/2011"


Importante reestruturação na Lei que passará a incentivar a formação e a profissionalização das pessoas com deficiência. A busca pela autonomia em todos os sentidos dá o tom a essa nova possibilidade proposta. Todos nós - pessoa com deficiência, suas famílias e profissionais comprometidos com a causa devemos entender que programas assistencialistas são importantes, mas que a conquista da maior independência financeira e a realização profissional poderá trazer uma nova realidade psicossocial e uma mudança de paradigma da sociedade em relação às pessoas com deficiência. 
há um mundo a ser conquistado e todos precisam ter direitos e possibilidades de conquistá-lo!!!


sábado, 3 de setembro de 2011

Sábio Paulo Freire - Wise Paulo Freire.

Distância entre o que se diz e o que se faz:

"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz,de tal forma que,num dado momento,a tua fala seja a tua prática."
Paulo Freire

É impressionante como vacilamos, dizemos coisas que não correspondem a realidade de nossas ações. Por isso, bom senso e vigília todo tempo são fundamentais (orai e vigiai).
Na vida pessoal e na profissional devemos ser honestos, especialmente consigo mesmo.


Diminuir a distância entre o que se fala e o que faz se torna urgente para:
  •  construção do bom senso e da ética;
  • contribuir de fato para formação das pessoas;
  • ser educador/educadora  na verdadeira essência da palavra;
  • educar pelo exemplo;
  • não enganar o outro e a si próprio.

Atitude reflexiva
Reflexão na ação
Prática
 Práxis


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Palavras e atitudes - Words and attitudes



"Não é preciso mostrar beleza aos que não querem ver, nem dizer verdades aos que não querem ouvir.. Basta não mentir para quem te escuta, nem decepcionar os olhos de quem te vê! 
As palavras conquistam temporariamente, mas atitudes nos ganham ou nos perdem para sempre."
(autor desconhecido)







sábado, 13 de agosto de 2011

LIIBRA 2011

PROJETO DANÇARTE DA ANDEF


Central Única das Favelas (CUFA) promove maior campeonato de basquete de rua do país.
Participamos com muita honra da abertura da LIIBRA 2011 - Liga Internacional de Basquete de Rua  - que é parte do calendário nacional CUFA.




Presenciamos um verdadeiro show de organização e democratização do esporte e da cultura em nosso país.



quarta-feira, 20 de julho de 2011

ENERGIA CONTAGIANTE NA E.M. ALTIVO CÉZAR

PROJETO DANÇARTE DA ANDEF
OBRIGADA AOS BAILARINOS POR ME AJUDAREM MUITO A TRANSFORMAR SONHOS EM ARTE!
OBRIGADA AOS RESPONSÁVEIS POR APOIAR NOSSOS SONHOS!
OBRIGADA AOS ALUNOS E ALUNAS DO ALTIVO CÉZAR PELA ENERGIA CONTAGIANTE!
PROFESSORA SOYANE VARGAS
OBRIGADA!!

terça-feira, 19 de julho de 2011

CICLOS DE VIDA - LIFE CICLE



Encarar os desafios da profissão e fazer escolhas importantes para nossas vidas são um desafio constante. Entender e aceitar algumas mudanças podem nos levar a crer que somos vítimas ou que a sorte não estava ao nosso lado. Hoje li uma reflexão que gostaria de compartilhar com vocês, espero que para algumas pessoas sirva de mola propulsora para dar o primeiro passo para renovação, sem culpas ou saudosismos. 
VIVER apenas e seguir em frente.


18 de julho de 2011 23:08
"Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final, se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos que já se acabaram. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas possam ir embora. Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida..." Copia do blog Pais e Amigos de Anjos Especiais

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Breve Trajetória




Minha trajetória de vida sempre esteve ligada à dança e às atividades físicas, como praticante e como professora. Posteriormente, como professora universitária especializei-me em educação especial em nível de mestrado, pela UERJ. Desde de então produzo artigos e atuo com muita satisfação nessa área.
Acredito na valorização da pessoa independente de sua condição física ou social, sou uma humanista convicta, acredito no ser humano e na capacidade de superação das dificuldades e possibilidade de evolução. Mesmo aquelas pessoas que nos prejudicam no decorrer de nossa trajetória, nos ajudam a alavancar nossa essência e assim descobrimos o melhor que há em nós.... e o pior tb ... 

terça-feira, 5 de julho de 2011

sexta-feira, 1 de julho de 2011

JORNADA EDUCAÇÃO E MOVIMENTO







Tema: A Psicomotricidade em Primeiro Plano

Data
02 de Julho de 2011

Local
Faculdades Integradas Maria Thereza,
Rua. Visconde do Rio Branco, Nº. 869,
São Domingos-Niterói – RJ

Entrada
Valor de 10 reais até 20 de junho
*Após esta data o valor será de 15 reais,
*Devido à grande procura, as vivencias serão escolhidas no momento do credenciamento.


Inscrições:
As inscrições serão realizadas através do e-mail jempsicomotricidade@gmail.com, sendo que o depósito deverá ser efetuado no banco Itaú, agencia: 4821 e conta corrente: 05073-1, em nome da coordenadora do projeto, Jéssica Mota Portes Barreto, constando nesse e-mail numero do depósito ou digitalização do protocolo de depósito em anexo, contendo os dados: Nome completo, idade, endereço completo, e-mail, telefones (fixo e celular), profissão (se estudante, colocar a instituição de origem).


Mais Informações:
jempsicomotricidade@gmail.com
TEL: 21-7225-7805
9787-2642
9881-2389


Cronograma do Evento

8h- Credenciamento e inscrições

8:30h - Mesa redonda na manhã: A psicomotricidade e a interdisciplinaridade.
• Profª Ms. Rossana Pugliesse
Psicomotricista
Profª de Educação física
Psicanalista
• Drª. Helenice Pereira Sardemberg
Diretora Academica das Famath
• Drª. Sueli de Fátima Ourique de Avila
Psicologa
Coordenadora do curso de Psicologia da Famath
• Prof.: Ms. Anésia Maria Costa Gílio
Pedagoga
Coordenadora do curso de Pedagogia da Famath
• Prof.: Ms. Maurício Garcia Ennes
Prof. de Educação Física
Fisioterapeuta
Coordenador do curso de Educação Física da Famath

10h- Coffee Break

10:30h - Palestra manhã: Psicomotricidade na primeira infância.
• Profª Ms Rossana Pugliesse
Psicomotricista, psicanalista e Profª de Educação Física
Formação na Prática Psicomotora Bernard Aucouturier (2011), Especialização em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (2001) e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2005). Atualmente esta em Formação Psicanalítica (Sociedade Psicanalitica Freudiana do Rio de Janeiro)

10:30h Vivência I - Psicomotricidade na criança portadora de necessidades especiais
• Profª : Ms. Sheila Antonelli
Psicomotricista da Obra Social Dona Meca, trabalho com natação e dança voltados para crianças portadoras de necessidades especiais. coordenadora do cruso de Pos-Graduação em Psicomotricidade pela UCB, diretora da clinica Med Vida (Clinica médiaca e de reabilitação).
Mestrado em ciencia da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco,coordeno a área de dança para portadores de necessidades especiais e sou professora do Conservatório de Dança
Coordenadora do PNE sports (projeto social voltado para pessoas com deficiência)
Professora CSMFD – Centro de saúde mental, física e desportos (policia militar) na disciplina Educação Física Adaptada

10:30h Vivência II – Vivencia: Dinâmicas, Brincadeiras e jogos educativos.
• Dr. José Ricardo da Silva Ramos
Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998) e Doutorado em Estudos da Linguagem - Universidade Federal Fluminense-------- (2007).
Prof. de Didatica e pratica em educação física da Universidade Federal Rural.
Atuação:-Psicomoticidade,-Educação-Física-escolar,jogos,praxiologia,-linguagem corporal, processo ensino-aprendizagem, pedagogia, corporeidade e semiologia.

12h Almoço

13:30h Palestra Psicomotricidade, Corporeidade e Água
• Profª Renata Rodrigues
Graduada em E.F pela UGF---------------------------------------------------------------
Pós-Graduada em Atividades Aquáticas - UGF----------------------------------------
Pos-Graduada em Psicomotricidade UNESA-------------------------------------------Professora da Pós de Psicomotricidade da UCB- RJ
Formação em Educação e| Terpaia Psicomotoura Bernard Aucouturrier-----------
Curso de formação com: Steban Levin,Marta Sanz,Magadalena Sanz, Jean Le Boulch, Andre Lapierre, Vitor da Fonseca, Beatriz Perez, Franco Boscaine,Lulu Cisneros entre outros.
Membro Fundador da ABPNI ( Academia Brasileira de Profissionais da Natação Infantil)
Conselheira do Cref 1 –RJ

14:30h Vivência III – O despertar Psicomotor
• Dra: Euza Gomes
Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2006).
Atualmente trabalha como Profª de psicomotricidade e natação na Faculdade Maria Thereza (FAMATH)
Nos Cursos de Pedagogia no Instituto Superior de Ciências Humanas e Sociais Anísio Teixeira (ISAT) e no EAD da UNIRIO-CEDERJ.
Tem experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase em gênero, ginástica aeróbica, natação, administração/gestão do esporte, representação social e esporte.

14:30h Vivência IV- O corpo Brincante
• Prof: Ms. Sergio de Lima Trinchão
Mestrado pela Universidade Gama Filho (2008), com linha de pesquisa no Imaginário social, Educação Física e Cultura, esporte e lazer e jogos populares,
Pós-graduado em Psicomotricidade (UNESA)
Pós-graduado em Educação Física Escolar (UGF)

14:30h Vivência V – O corpo e a Dança.
• Profª; Ms. Soyane de Azevedo Vargas do Bonfim
Graduada em Educação Física e professora mestre em educação pela universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2002). Atualmente é professora, coreógrafa e coordenadora de um projeto de dança inclusiva no convênio ANDEF/FAETEC.


14:30h Palestra Hidroginástica especial
• Profª Ms. Lenita Caetano
Fisioterapeuta, Doutoranda em Medicina do Esporte, Mestre em Ciência da Motricidade Humana, Especialista em Traumato Ortopédica graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Reabilitação da Asce.
Coordenadora dos Cursos Lenita Caetano em Reabilitação Aquática.
Tem experiência na área de Fisioterapia com ênfase em Hidrocinesioterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisioterapia Traumato Ortopédica, neurológica e geriátrica,



16:00h mesa redonda - A importância da Psicomotricidade, seus caminhos, suas formações
• Dra. Martha Lovisaro
Psicóloga, Pedagoga, Psicomotricista. Formação Ramain e Aucouturier. Prof, Adjunta UERJ. Coord. pós-graduação em-Educação e reeducação psicomotora e Dificuldades de Aprendizagem/UERJ. Pós-doutorado na Universidade do Porto.
Presidente da Associação Brasileira de Psicomotricidade
• Profª Ms. Fátima Alves
Fonoaudióloga,
Psicomotricista titulada pela ABP
Sócio-Psicomotricista Ramain-Thiers
Presidente da Associação Brasileira de Psicomotricidade, gestão 2008/2010.
Presidente da Comissão Científica da ABP, gestão 2011-2013. Docente do curso de Pós-Graduação de Psicomotricidade da UNIPLI. Docente de cursos de pós em SP e BA.
Autora e co-autora de livros.

17:00h Encerramento e entrega de certificados

domingo, 22 de maio de 2011

Curso no 16º EAFERJ em Cabo Frio - Não Percam!!!

Módulo Teórico

Curso 1 - Avaliação Funcional das Pessoas com Deficiência e Encaminhamento para o Esporte

Ementa: Avaliação funcional. Para encaminhamento das pessoas com deficiência à prática de esportes. Paradesporto: características e classificação.  Orientação básica para trabalhar com as pessoas com deficiência.

Curso 2- Dança para pessoas com necessidades educativas especiais.

Ementa: Conceito. Tipos de necessidades educativas especiais. Orientação básica para trabalhar com as pessoas com deficiência na escola. Avaliação, objetivo, fundamentos, método e composição coreográfica na dança inclusiva.


Módulo Prático

Curso 3- Inclusão inversa nas aulas de educação física “Aprenda a desenvolver aulas dinâmicas e seguras”

Ementa: Atividades paradesportivas que podem ser aplicadas nas aulas de educação física. Dinâmicas de grupo para aprender a orientar e incluir as pessoas com deficiência nas aulas. Principais regras de cada esporte. Utilização de material alternativo para desenvolvimento das atividades.

Curso 4 - Dança Inclusiva na Escola

Ementa: Métodos e composição coreográfica para aula de dança inclusiva.



Profª Ms. Soyane Vargas

Professora de Educação Física, Mestre em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro FAETEC/ANDEF e Secretaria Municipal de Acessibilidade e Cidadania de Niterói.






Profª. Esp. Claudia Rombaldi

Professora de Educação Física, Especialista em Treinamento Desportivo, Coordenadora de Esporte da FAETEC/ANDEF


domingo, 8 de maio de 2011

Para além da Reabilitação - Beyond Rehabilitation

PROFESSORA SOYANE VARGAS
PALESTRA DIA 11 DE MAIO DE 2011
18H
NA SEMANA DE FISIOTERAPIA UNIVERSO
NITERÓI


A dança inclusiva como possibilidade de construção de conhecimento e acesso a arte na escola.


        “Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios.” (Declaração Universal dos Direitos Humanos, art. XXVII, ONU, 1948)

Na perspectiva dos direitos humanos o acesso à arte deve ser garantido a todas as pessoas.  A educação pela arte pode possibilitar o desenvolvimento do pensamento artístico, da percepção estética e dar maior sentido à experiência humana, quando o estudante desenvolve sua “ sensibilidade, percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas. “ (BRASIL, PCNs,  1997).




Foi um grande sucesso nossa intervenção na UNIVERSO. Todos da ANDEF estão de parabéns, fizemos bonito mais uma vez!!! Nosso diretor de Esportes Douglas Amador  não apenas representou a ANDEF, mas também falou sobre sua experiência como medalhista Paraolímpico e a importância do esporte na vida dele. Obrigada a todos que prestigiam e colaboram com nosso trabalho, especialmente nossos estagiários, alunos e responsáveis, sempre presentes em todos os eventos.
Um beijo a todos.

domingo, 3 de abril de 2011

Quebrar paradigma - Aimée Mullins



Eleita pela Revista People como uma das 50 mulheres mais belas do mundo, também é medalhista paraolímpica e a modelo escolhida pela L'Oreál como nova embaixadora e imagem da marca,
sob o lema:
"A beleza é uma atitude e não apenas um atributo"

Importante mudança de paradigma da gigante francesa, que esperamos contribuir em um efeito cascata a outros segmentos como saúde, educação, emprego e moradia, para conquista da cidadania das pessoas com deficiência.



PROFESSORA SOYANE VARGAS: Dilemas da educação

PROFESSORA SOYANE VARGAS: Dilemas da educação: "Hoje (03/04/2011)na Revista de Domingo do Jornal o Globo, na coluna de Mauro Ventura, um trecho da entrevista com Renée Castelo Branco&nbsp..."

Dilemas da educação


Hoje (03/04/2011)na Revista de Domingo do Jornal o Globo, na coluna de Mauro Ventura, um trecho da entrevista com Renée Castelo Branco me chamou atenção e me reportou a minha atuação na escola, tanto como aluna quanto professora: "[...} fiquei muito chocada com a realidade da educação no Brasil, com a crise de valores muito profunda que estamos atravessando. É um desrespeito dos alunos com eles mesmos, com os professores e com as instituições; dos professores com eles mesmos e com os alunos; e das instituições com os professores e com os alunos. É uma falta de limite e de ética, uma impotência geral. É uma rede de enganos, erros, carências, despreparo. Falta de vergonha de cima para baixo."

No mesmo jornal leio no caderno Niterói  a tentativa da Secretaria Municipal de Educação para preparar melhor os professores que assumem os cargos públicos dessa rede. Entendo que todo esforço na formação continuada dos profissionais é louvável, mas como disse Miguel Arroyo em uma suas palestras proferida aos professores da Rede de Niterói: "[...]é preciso colocar o dedo na ferida [...]". Ou seja, de nada adianta responsabilizar o despreparo dos professores se não houver de fato uma reestruturação da escola, que demanda vontade política e investimento. De todos!!!!! Governo e Comunidade Escolar.

sexta-feira, 25 de março de 2011

terça-feira, 15 de março de 2011

artigos publicados - atividade física para idosos

A importância da prática de atividades físicas na promoção da saúde ocular das pessoas idosas

Autor: Soyane Vargas

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo destacar a importância da prática de atividades físicas para a promoção da saúde e sua influência indireta na prevenção de alguns problemas, que afetam a visão na velhice. Para isto, será demonstrada a evolução do conceito de saúde, ressaltando a importância das atividades físicas – possibilidades e limites – para a promoção da saúde, no que diz respeito ao processo do envelhecimento humano. Especialmente em relação às pessoas idosas portadoras de deficiência visual, adquirida nessa etapa de vida como conseqüência de algumas doenças crônico-degenerativas.

Palavras-chave: pessoas idosas, promoção da saúde, atividades físicas, deficiência visual.

Artigo publicado. - Atividades físicas para idosos com deficiência visual

Por uma Metodologia de Ensino das atividades físicas para pessoas idosas portadoras de deficiência visual (PIPDV)

Autor: Soyane Vargas
Resumo: Este trabalho é uma apresentação preliminar de um estudo em andamento sobre a prática de atividades físicas, numa proposta de integração entre pessoas idosas, portadoras de deficiência visual e não-portadoras. O presente texto tem como objetivo ressaltar a importância da busca por uma metodologia de ensino de atividades físicas para essas pessoas, sob a ótica da promoção da saúde.







segunda-feira, 14 de março de 2011

Principais trabalhos e artigos

Agradeço a todos que adicionaram meu blog. Esta é uma forma interessante de divulgar meus principais trabalhos em educação física, atividades físicas para idosos, dança educação e dança inclusiva. Todos os trabalhos que tenho muito orgulho e prazer de realizar. Mas, também quero compartilhar idéias e opiniões. Espero por vocês!!! Grande beijo. Soyane

artigos publicados

Diferentes linguagens na educação física: Projeto <i>Hip Hop na ...

Relato de experiência. Profª. Ms. Soyane Vargas. ... A partir do desejo de alunos e alunas, a professora Soyane Vargas contou com o apoio da 'equipe ...

domingo, 13 de março de 2011

Disciplina e Educação Física

Educação Física disciplinar e a disciplina Educação Física: um ensaio. ... Soyane de Azevedo Vargas soya@oi.com.br -Resumo A disciplina educação física ...
www.efdeportes.com/efd27/edufis.htm


artigos publicados - atividade física e promoção de saúde

A importância da prática de atividades físicas na promoção da ...
Soyane Vargas. RESUMO. O presente trabalho tem como objetivo destacar a ..... Soyane Vargas é mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
www.educacaofisica.com.br/download.asp?tp=biblioteca&id=1516

artigos publicados - ensino aprendizagem de pessoas idosas

metodologia de esnino-aprendizagem para pessoas idosas (cev)
Metodologia de Esnino-aprendizagem Para Pessoas Idosas. Por: Soyane Vargas. Lecturas en educación física y deportes - n.39 - 2001 ...
cev.org.br/.../metodologia-esnino-aprendizagem-para-pessoas-idosas -